Em resposta a relatos de problemas de saúde graves associados ao consumo de suplementos alimentares, a Agência de Consumidores do Japão conduziu uma investigação abrangente. Os resultados revelaram preocupações significativas, não apenas com um produto específico da Kobayashi Pharmaceutical, mas com outros 21 casos de potenciais problemas de saúde relacionados a diversos suplementos.
A investigação teve início após várias pessoas que consumiram o suplemento “Kouji Koleste Help” da Kobayashi Pharmaceutical desenvolverem doenças renais e outros problemas de saúde. Diante disso, a Agência de Consumidores coletou informações sobre incidentes de saúde relatados por profissionais médicos para cerca de 6.800 produtos alimentares funcionais registrados.
Os especialistas analisaram detalhadamente esses dados e descobriram que, além do produto da Kobayashi, outros 16 suplementos estavam associados a 21 casos de problemas de saúde, onde a relação com o consumo dos produtos não pôde ser descartada. Entre esses casos, um foi considerado grave: um homem na casa dos 70 anos desenvolveu hepatite aguda após consumir um suplemento em maio do ano passado.
A investigação também revelou que 75 dos 82 casos de problemas de saúde estavam relacionados a produtos em formato de suplemento, representando mais de 90% dos incidentes.
Apesar da gravidade de alguns casos, a Agência de Consumidores determinou que, com exceção do produto da Kobayashi, nenhuma outra situação exigia um relatório imediato ao governo. No entanto, a agência destacou a necessidade de esclarecer as regras para que os fabricantes possam relatar facilmente quaisquer problemas de saúde relacionados aos seus produtos.



